Os petistas e o petebista mandam um recado para Eduardo Campos: não aceitarão candidato "imposto"



Os senadores Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) e o deputado federal João Paulo (PT) almoçaram nesta sexta-feira (16) para discutir os cenários eleitorais do estado. Segundo eles, o encontro tratou sobre a conjuntura nacional  e a formação do palanque de reeleição da presidente Dilma Rousseff, mas o gesto deixa um recado claro para as lideranças políticas do estado, especialmente para o governador Eduardo Campos (PSB). Os três mostram que estão alinhados e que não aceitarão um candidato "imposto" pelo socialista.
Caso Eduardo Campos realmente se candidate à Presidência da República em 2014, PT e PTB podem montar um palanque conjunto no estado, se mantendo na base de sustentação do governo Dilma Rousseff. Querem atrair outras legendas para o projeto, tanto que afirmaram que vão estender as conversas nos próximos dias, convidando PP e PCdoB para uma reunião.

A iniciativa do almoço partiu dos petistas. Depois do desgaste nas eleições de 2012, quando perdeu a Prefeitura do Recife para o PSB, o PT tenta se reconstruir internamente. Além disso, precisa garantir um palanque forte para a Dilma, que precisará ter uma boa margem de votação no Nordeste para compensar os votos dos adversários no Sul e no Sudeste, regiões em que o PT tem mais dificuldades.

Humberto já declarou que não pretende concorrer ao governo do estado novamente. João Paulo, por sua vez, tem demonstrado interesse em disputar o Senado. Armando Monteiro não esconde que gostaria de disputar o cargo e tem trabalhando para isso. Assim, o projeto dos três pode ser coincidente. O discurso, pelo menos, está coeso. Em entrevista após o almoço, Armando alfinetou Eduardo. "As pessoas não podem deixar de reconhecer o que Lula fez em Pernambuco. Em algumas ocasiões, vejo falta de ênfase para mostrar o que o governo federal fez pelo estado", afirmou se numa crítica aos socialistas que capitalizam os investimentos em andamento em Pernambuco.

Na semana passada, durante o lançamento do Plano Safra de Agricultura Familiar, na sede do governo, Humberto Costa fez uma defesa das ações do governo Dilma Rousseff no estado. Discursou sob os olhares de Eduardo Campos. Os petistas, depois das manifestações que assolaram o Brasil em junho, passaram a defender mais veementemente o governo federal.

Armando, Humberto e João Paulo escolheram o restaurante Leite para a conversa. Um dos mais tradicionais da cidade e que sempre fica lotado às sextas-feiras. Um lugar ideal para ver e ser visto. Foi o mesmo local escolhido por integrantes do PSB para mandar um recado a outros integrantes da base de sustentação de Eduardo Campos, especialmente o chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, que se movimentava bastante para viabilizar o nome para concorrer ao governo do estado. A "turma do Leite".

Fonte: DP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL