Voto secreto gera impasse entre deputados estaduais


Foto exclusiva para Fatos em Fotos.

Os deputados estaduais ainda não chegaram a um consenso sobre o fim do voto secreto na Assembleia Legislativa. Desde antes de a sessão desta terça-feira (13), quando a chamada PEC do Voto Secreto seria analisada pela Casa, os integrantes dos Legislativo estadual conversam entre si. O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), afirmou que a proposta seria votada hoje e que não a retiraria de pauta, como chegaram a sugerir alguns deputados.

O texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça prevê que o voto secreto seja mantido para a eleição da mesa diretora da Casa e para a cassação de mandatos. Neste caso, o voto poderia ser aberto se dois terços da Assembleia aprovassem. Atualmente, o voto secreto é previsto nesses dois casos e na análise de vetos do governo do estado. O deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) afirmou que apresentaria uma emenda para que o voto seja aberto em todas as ocasiões.

Já o deputado Tony Gel (DEM) sugere retirar o projeto de pauta e apresentar uma emenda para que o voto secreto seja mantido, mas que possa ser substituído por votação aberta caso dois terços dos deputados aprovem a medida.

Entre os deputados que mais se movimentam, estão o líder do governo, Waldemar Borges (PSB), Raimundo Pimentel (PSB), o líder da oposição, Daniel Coelho (PSDB), Betinho Gomes (PSDB), Silvio Costa Filho (PTB) e Raquel Lyra (PSB). Segundo alguns deles informam, a ideia é chegar a um consenso antes de a proposta ir à votação.

Fonte: DP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Hora do Colinho