NOVO PROJETO DO CANAL DO SERTÃO EXCLUI O ARARIPE

 
O ARARIPE VAI SE MOBILIZAR !!!
 
O Projeto Canal do Sertão, que irriga água do São Francisco para a região do Araripe, tão sonhado pelo ex-deputado Osvaldo Coelho, passa hoje por uma reestruturação que exclui oito cidades do Araripe: Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia. O projeto inicial beneficiaria cerca de 110.000 há de terras irrigáveis no Araripe. A licitação atual no Edital 63/2013 consta apenas 5.361 ha para dividir para os Municípios de Santa Cruz, Santa Filomena e Dormentes.
 
Nesta quinta, às 19h30min no Salão paroquial, haverá uma reunião com representações políticas, associações, sindicatos e sociedade civil que discutirá com o técnico da Codevasf e secretário da Prefeitura de Petrolina o Sr. Octávio Alves que vem fazer uma explanação do projeto para o entendimento da sociedade. O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho também confirmou a presença. Após esta reunião o Araripe fará grande mobilização exigindo respeito e o Canal do Sertão beneficiando esta região tão castigada pela seca.
 
É importante salientar que a terra irrigável do Município de Petrolina no valor de 25.000 ha foi mantida integralmente no novo trajeto. O município de Ouricuri tinha antes revisto 45.909 há no Projeto Original e Bodocó quase 9.000 ha.
 
“É inaceitável que cidades do semiárido tão próximas possuam realidades tão distintas quando se trata de irrigação, eu não me contento de lá, em Petrolina, ter irrigação aos nossos olhos, enquanto duzentos quilômetros depois não exista mais esta realidade” diz Guilherme Coelho em entrevista ao blog de Geraldo José há algum tempo atrás. Mas para isto há uma explicação, Petrolina tem força política, enquanto o Sertão é usurpado a cada quatro anos por políticos sem compromisso com o povo.
 
Talvez, o que se concretiza hoje é a realidade de que o Sertão não tem representação e força política. Um projeto como este que está a quase 15 anos esperando a sua realização, hoje, é modificado, prejudicando e eliminando o sonho do sertanejo, sem sequer um representante do Araripe lutar por ele. É uma vergonha!
 
As melhores terras para produção que o canal do Sertão beneficiaria, são exatamente as terras do Araripe. O projeto ainda contribuiria para o desenvolvimento da região através da agricultura irrigada, dentro da sustentabilidade ambiental, elevar a produção e a produtividade das safras agrícolas, gerando renda, aumento da oferta de alimentos e propiciando a abertura de empregos diretos e indiretos, que podem chegar a 100.000 (cem mil empregos). Tudo isso, agora é desmoronado por interesses políticos exclusos.
 
Fonte: Blog Lusimar Lima
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL