Matadouro municipal de Araripina é interditado pelo Ministério Público


Matadouro municipal de Araripina é interditado pelo Ministério Público


O local destinado ao abate de animais - bovinos, caprinos e suínos - para comercialização , de responsabilidade da prefeitura de Araripina, no Sertão pernambucano, teve nesta quarta-feira(10), suas atividades suspensas. O Ministério Público do Estado, proferiu uma decisão liminar que foi acatada pelo juiz João Ricardo da 1ª Comarca do município e que pede a interdição do local. Consta no documento, que a ação visa o direito dos consumidores quanto a qualidade dos produtos que lhe são ofertados para o consumo, neste caso de origem animal, procedentes no matadouro público, situado as margens da PE-615, na vila Santa Isabel em Araripina.

Também foi solicitado pelo MPPE, a apreensão de todos os animais encontrados no interior do matadouro, e que, os mesmos fossem transferidos para um local seguro e com condições adequadas. O município terá o prazo de 05(cinco) dias para comunicar ao órgão judicial a procedência e o local para onde os animais foram levados.  

A ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - realizou uma vistoria nas dependências do matadouro e constatou diversas irregularidades, dentre elas, a não realização de inspeção antes, e, após o abate além de contaminação na água utilizada para a limpeza dos animais, "não existe tratamento nas águas residuais," descreve o documento.

Outras irregularidades apontadas são: piso de chão batido, ausência de cordão sanitário, seringas fora do padrão, sangria inexistente, ventilação e iluminação insatisfatórias, banheiros precários, presença de pessoas inabilitadas e sem o devido vestuário, crianças auxiliando na limpeza das vísceras, entre outras incompatibilidades. No início de sua gestão, o atual prefeito da cidade, Alexandre Arraes(PSB), foi alertado pelo MPPE sobre as condições precárias do matadouro. O gestor na época, afirmou ter pleno conhecimento do caso, más, alegou falta de recursos financeiros para a reforma do local. A CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - realizou na sequência uma nova vistoria no matadouro, e registrou diversos pontos incompatíveis que foi comunicado ao poder executivo municipal de Araripina.

Após outra vistoria da ADAGRO, o órgão constatou que o local encontrava-se em situação pior ao último laudo de vistoria realizado no mês de janeiro de 2010. Em um trecho do documento, o Ministério Público de Pernambuco atenta para o afrontamento do gestor municipal, que insisti em continuar o funcionamento do matadouro público nas situações precárias já apresentadas. - "Percebe-se que a administração pública em que pese toda a atuação na esfera extrajudicial do Ministério Público, insistiu em continuar mantendo o funcionamento do matadouro público nas suas precárias condições de higiene e salubridade, afrontado não apenas os compromissos assumidos e firmados com o ministério público, mas também, e principalmente, afrontado a sociedade que fica a mercê do consumo de carne imprópria, correndo riscos a saúde, além de afrontar as legislações consumeristas e ambientais," destaca.
Caso a prefeitura de Araripina descumpra a decisão de lacrar o matadouro, isso implicará em multa diária de mil reais aos cofres municipais. As atividades no local só poderão ser retomadas após a prefeitura reparar os problemas e uma nova vistoria possa expedir o alvará de funcionamento compatível com as condições legais relacionadas ao abatimento de animais para o consumo humano.

Matéria dos Blogs:
BLOG ARARIPINA FATOS EM FOTOS
BLOG REVISTA GERAL










AGORA VEJAM AS IMAGENS QUE FORAM FEITAS NO MATADOURO MUNICIPAL DE ARARIPINA-PE.

ATÉ CRIANÇAS TRABALHAM.

ESSA É A CARNE QUE O POVO DE ARARIPINA CONSOME.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL