Socorro Pimentel registra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo




O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, foi tema do pronunciamento da deputada Socorro Pimentel (PSL), na Reunião Plenária dessa quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa.
 
A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, como forma de pedir mais atenção ao transtorno do espectro autista. Na tribuna, a parlamentar alegou que é preciso desfazer o mito sobre o problema, que, atualmente, afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
Mais comum em crianças, a ocorrência do transtorno, segundo Socorro, é maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil, estima-se que haja dois milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. “O autismo é mais comum do que se pensa e, por isso, chega a ser uma questão de saúde pública. Devemos reconhecer a necessidade de atenção especial”, disse.
 
De acordo com a deputada, a Lei Federal nº 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, já garante assistência especial àqueles que sofrem do problema, “mas, apesar disso, ainda é necessário alertar as autoridades”. “É preciso chamar a atenção dos governantes sobre a importância de se criar mais políticas públicas para cuidar dessas pessoas”, salientou Socorro.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL