Deputada Socorro Pimentel destaca Campanha Outubro Rosa



A campanha Outubro Rosa, destinada a estimular a participação da população no controle do câncer de mama, motivou o discurso da deputada Socorro Pimentel (PSL), nesta terça (11). A data é celebrada anualmente e propõe contribuir para a conscientização sobre a doença, redução da mortalidade e ampliação do acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.
 
No pronunciamento durante a Reunião Plenária, a parlamentar reforçou a importância do autoexame para o diagnóstico prematuro, que aumenta as chances de cura.
 
Socorro destacou que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, depois do de pele, e que o Brasil teve em 2015 cerca de 57 mil novos casos. Em Pernambuco, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta, para o ano de 2016, aproximadamente 2,5 mil novos registros da doença, sendo 770 deles no Recife.
 
“Além do toque, a mamografia de rastreamento em mulheres com 40 anos ou mais poderia diminuir esse triste número. Nessa idade, elas são responsáveis por 59% dos casos de câncer de mama”, disse a deputada. “É sempre bom lembrar que as que têm histórico da doença na família precisam começar a fazer mamografia em uma idade mais precoce, ou seja, aos 35 anos.
 
O exame tem que ser realizado, pelo menos, uma vez por ano”, acrescentou.
 
A parlamentar enfatizou que existe tratamento para o câncer de mama, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, segundo ela, embora haja uma quantidade razoável de mamógrafos no País, o número de atendimentos do público-alvo é baixo.
 
“Temos que distribuir melhor os aparelhos pelas regiões pernambucanas e, ao mesmo tempo, intensificar campanhas que possam, por meio de diagnóstico e tratamento, salvar vidas”, frisou. Para Socorro Pimentel, o maior desafio é organizar a rede de atenção à saúde feminina, para que as mulheres efetivamente tenham acesso a essa cobertura.
 
Sintomas - O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais são edema cutâneo semelhante a uma casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
 
A secreção associada à doença geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis nas axilas. Os principais fatores de risco para o câncer de mama estão ligados a idade, aspectos endócrinos e genéticos.
 
Por: Fabrício Alencar.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL