Deputada Socorro Pimentel cobra ação do Governo para conter crise no setor de hemodiálise do Estado


Durante a Reunião Plenária dessa quinta-feira (17), a deputada estadual Socorro Pimentel ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar da crise que o serviço de hemodiálise tem enfrentado em Pernambuco.
 
De acordo com dados apresentados pela parlamentar, no estado, só existem 116 máquinas de hemodiálise em funcionamento nos quatro hospitais que atendem essa especialidade.
 
Pela concepção do sistema, os atendimentos nesses centros devem ser temporários, uma vez que são voltados para o doente renal que apresenta um quadro de emergência.
 
Como é uma condição crônica, quando sai do quadro emergencial, o paciente é transferido para uma das 18 clínicas particulares que prestam serviço à SES.
 
“Com quase cinco mil doentes renais no estado, a qualidade do atendimento caiu significativamente e faltam vagas para os novos pacientes, que chegam a aguardar um mês internados em hospitais enquanto esperam ser aceitos em alguma clínica para dar sequência ao tratamento.  No Araripe, os pacientes precisam se deslocar aos municípios vizinhos, como Petrolina, Juazeiro do Norte, Arcoverde e Salgueiro. Essas transferências, além de gerar uma despesa altíssima para o município, gera um desgaste físico e põe a vida do paciente, que necessita desse deslocamento três vezes por semana, em risco”, disse.
 
A deputada citou, ainda, a situação do centro de hemodiálise e nefrologia do Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina (Sertão do Araripe), que está equipado mas não foi entregue à população.
 
De acordo com a parlamentar, a administração da unidade de saúde já entregou a documentação necessária para a Secretaria estadual de Saúde, que ainda não teria resolvido as pendências junto ao Ministério da Saúde para que o centro seja inaugurado.
 
“O Centro de Nefrologia irá beneficiar não só Araripina, mas os municípios vizinhos e toda a região e ainda não foi inaugurado por irresponsabilidade do “Governo do Estado. Atendendo ao nosso chamado e sensível à situação dos pacientes que precisam de hemodiálise, o deputado federal e ministro Fernando Filho esteve conosco em Araripina e com o apoio dos vereadores Evilásio Matheus e João Erlan, precisou interceder junto ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, para que o processo burocrático fosse resolvido. Só agora a inauguração será agilizada”, finalizou.
 
Matéria de Dianely Sales.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL