Casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti diminuem quase 99% em Araripina



A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta terça-feira (14) que casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti diminuíram 98,9% em Araripina.
 
Segundo a secretaria, o resultado é fruto de um trabalho rotineiro no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
 
A secretaria informou ainda que iniciou a gestão de 2017 com um índice de infestação de 6,6% - considerado risco de epidemia pelo Ministério da Saúde. Atualmente, com os trabalhos desenvolvidos, esse índice caiu para 2,1%.
 
De acordo com o levantamento, comparando o número de casos das três doenças notificadas no primeiro semestre deste ano com o do mesmo período de 2016, onde foram registrados 1.634 casos, houve uma redução de quase 99% nas notificações. Este ano, foram registrados em Araripina apenas 18 casos de dengue, zika e chikungunya.
 
“Tivemos uma redução grandiosa no número de casos notificados este ano e esse resultado é fruto de um trabalho diário dos agentes de endemias, do comitê de arboviroses, das palestras educativas como a implantação do Programa Saúde na Escola – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, como também da comunidade que tem se empenhado no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya”, disse Álvaro Salvador, secretário de Saúde.
 
Embora tenha sido registrada a redução no número de casos das doenças, a sociedade não pode se acomodar e os cuidados devem ser mantidos o ano inteiro para que não haja a proliferação do mosquito.
 


Cuidados importantes
• Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
• Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
• Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.
• Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
• Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
• Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
• Encha os pratinhos de plantas com areia.
• Retire a água acumulada sobre a laje.
• Mantenha as calhas d’água limpas.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Hora do Colinho