Socorro Pimentel defende fim dos simuladores em autoescolas


O uso de simuladores em aulas de direção nas autoescolas – obrigatório desde o início do ano – motivou pronunciamento da deputada Socorro Pimentel (PSL) durante a Reunião Plenária dessa segunda (20).
 
Para a parlamentar, a exigência não melhorou a preparação dos motoristas e tem gerado custos desnecessários aos candidatos a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
 
Socorro Pimentel apresentou números do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) que indicam a ineficiência da obrigatoriedade.
 
Até outubro deste ano, foram consideradas inaptas 69% das pessoas que se submeteram ao exame para a categoria B da CNH – destinada a condutores de carros de passeio. Em 2016, em comparação, foram 60% os candidatos reprovados.
 
“Facilmente, constatamos ser desnecessário o uso do simulador”, disse a deputada, acrescentando que decisões judiciais já suspenderam a exigência dos equipamentos em Alagoas e em Rondônia, por obrigar o consumidor a pagar por serviços sem eficácia comprovada.
 
O aluguel das máquinas, apontou a parlamentar, custa às autoescolas cerca de R$ 3 mil mensais, o que encarece o valor cobrado dos alunos pelo curso de formação.
 
A questão aguarda pronunciamento de instâncias superiores da Justiça, lembrou Pimentel, defendendo a atuação do Ministério Público Federal em Pernambuco para interromper a vigência da obrigatoriedade dos simuladores também no Estado.
 
“Isso proporcionaria sensível economia aos cidadãos pernambucanos”, pontuou.
 
Matéria de Dianely Sales.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL