Deputada Socorro Pimentel denuncia débito do Governo do Estado com a saúde dos municípios



Na Reunião Plenária desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Socorro Pimentel (PTB) cobrou ao Governo do Estado o pagamento dos recursos destinados aos municípios para investimento na saúde básica.
 
Segundo a parlamentar, cabe à Secretaria da Saúde do Estado repassar os recursos destinados à Política de Fortalecimento da Atenção Primária, à Contrapartida da Farmácia, ao SAMU e aos Hospitais de Pequeno Porte, mas desde 2014, a gestão do PSB deve a todos os municípios do Estado.
 
“Esses débitos não foram causados pela tão propagada crise econômica. Eles iniciaram num tempo em que sobrava dinheiro em Pernambuco, e se estenderam por 2015, 2016, 2017 e 2018. O governo Paulo Câmara passou toda a sua gestão devendo à saúde dos municípios. Um débito crônico. Nesses quatro anos, já são mais de 155 milhões”, afirmou.
 
Socorro Pimentel ressaltou ainda que as atribuições dos municípios têm crescido constantemente, mas reforçou que a chegada dos recursos não tem caminhado na mesma velocidade.
 
“É imperiosa a promoção da saúde de uma população. Para isso, se faz necessário a pontualidade dos compromissos financeiros, sem a qual é impossível administrar e garantir resultados favoráveis na qualidade do serviço prestado”, disse.
 
A deputada lembrou ainda os municípios que foram atingidos pelas chuvas da última semana e pediu prioridade na regularização do débito. “Municípios como Bodocó, Surubim, Triunfo e Jataúba estão sofrendo com os estragos deixados pelas chuvas.
 
Agora, mais que nunca, esses municípios clamam pela chegada desses recursos para prestar assistência às suas populações.
 
"Esperamos que o governador Paulo Câmara, ao menos nesse momento de tanta tristeza, quando várias famílias perderam todos os seus pertences, dê prioridade a esses municípios e regularize essa situação”, finalizou.
 
Matéria de Dianely Sales.
 
Blog Araripina fatos em Fotos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Hora do Colinho