QUEM TEM VOTOS EM ARARIPINA?



QUEM TEM VOTOS EM ARARIPINA?


Por vários anos escutamos em Araripina e na região do Araripe que apenas dois políticos possuíam votos, Emanuel Bringel e Lula Sampaio, mesmo tendo sido prefeito e respeitado, Valdeir Batista nunca conseguiu ser a força política de referência para que dedicassem a ele tal afirmação.

Emanuel Bringel foi deputado estadual e por duas vezes prefeito desta cidade, enquanto Lula Sampaio tentou 03 (três) vezes a eleição para a prefeitura, vindo apenas a ganhar na sua quarta tentativa, e as quatros vezes sempre com o apoio do deputado estadual Raimundo Pimentel.

Nas últimas eleições para prefeito, tivemos uma situação bastante atípica, onde concorreram dois candidatos que não figuravam no rol das “forças do voto”, a disputa se deu entre Socorro Pimentel, esposa do deputado estadual Raimundo Pimentel e Alexandre Arraes, afilhado do governo do estado e sentado na cadeira de prefeito.

Importante destacar que Alexandre Arraes passou a figurar como uma liderança política, após ter ganho de presente do então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a Prefeitura de Araripina, quando aproveitaram da fragilidade e inocência política de Lula Sampaio e conseguiram tirá-lo do cargo de prefeito e assim assumir, pois antes disso nem para vereador Alexandre Arraes se elegeria.
Diante da saída de Lula Sampaio da prefeitura, o vice-prefeito assumiu e passou a “Reinar” com toda pompa de poderoso, como "Office Boy" do governador e prefeito da cidade, passou a ter todos os cargos do governo municipal e do governo estadual em Araripina, porém no primeiro momento conseguiu enganar a população, e terminou sendo eleito.
Alexandre Arraes, mesmo com toda às máquinas (estadual e municipal) ao seu favor já teve muito trabalho para se eleger em 2012, pois disputou com Socorro Pimentel, esposa do deputado estadual Raimundo Pimentel, que embora ele, o deputado,  fosse do PSB, sempre foi tratado como adversário dentro do próprio partido, não tendo direito a usufruir do poder do Palácio do Campo das Princesas.

Após três anos de mandato de prefeito, um ganho de presente e mais dois da eleição, o “metido a coronel do Araripe”, Alexandre Arraes, delirou com os "40" gruas de febre e lançou sua esposa a candidata ao cargo de deputada estadual, achando que Raimundo Pimentel iria cair em mais uma armadilha que os babões do palácio estavam lhe aprontando, que seria de inviabilizar sua candidatura.

Raimundo Pimentel mostrou ser mais inteligente que todos "eles" reunidos, vendo a arapuca sendo montada dentro do partido, resolveu lançar sua esposa Socorro pelo PSL – Partido Socialista Liberal.
Na "ganância"  de eleger Roberta Arraes, esposa do prefeito Alexandre Arraes, e vendo que Raimundo Pimentel continuaria tão forte quanto os 03 (três) mandatos, a última cartada seria convencer o PSL não conceder a legenda para que a mesma fosse ao pleito de 2014.
A cúpula do poder pernambucano por diversas vezes tentou em vão que o PSL não desse o direito de Socorro disputar a eleição para deputada estadual, mas em um ato de coragem, respeito e democrático, o presidente nacional do PSL Luciano Bivar e da estadual, Antônio Oliveira mantiveram a candidatura de Socorro.

Com  muito choro dos governistas e desespero de muitos na cidade de Araripina, passamos para eleição de 2014, ter duas candidatas, de um lado Roberta Arraes, esposa do prefeito da cidade, de posse de todos os cargos da prefeitura e do estado, além de contar a seu favor todos os ex-prefeitos da cidade, exceto Lula Sampaio, e do outro lado Socorro Pimentel, que apenas era uma médica e esposa de um honrado deputado estadual com 03 (três) mandatos, porém que não possuía a benesses.

A eleição estava assim polarizada, e quem tem mais força? Estávamos diante da “prova dos nove” para ver quem seria a maior liderança política da cidade.

A candidata Roberta Arraes/Alexandre Arraes apoiava para deputada federal Dona Creuza, a deputada estadual Socorro Pimentel/ Raimundo Pimentel apoiava Luciano Bivar, ainda, o ex-prefeito Lula Sampaio passou a apoiar Jorge Corte Real e Romário Dias, o ex-prefeito Bringel para federal apoiou Betinho Gomes e o neófito da política de Araripina Dr. Aluízio, veio apoiando para federal Adalberto Cavalcanti e para estadual Sílvio Costa Filho.

As chapas estavam montadas, e os resultados das urnas mostrariam a força política de cada um dentro do cenário Araripinense. Chegou o dia 05 de outubro e com eles os resultados:
 
Presidente da República:
 
 
   
Dilma
Marina
Aécio
Raimundo Pimentel/
Lula Sampaio/
Dr. Aluízio
29.162 votos (74,24%)
 
 
Alexandre Arraes
 
7.510 votos
(19,12%)
 
Bringel
 
 
2.312 votos
(5,89%)
Governador:
 
 
 
Armando Monteiro
Paulo Câmara
Raimundo Pimentel/
Lula Sampaio/
Dr. Aluízio
20.952 votos
(59,16%)
 
Alexandre Arraes/
Bringel
 
14.416 votos
(40,71%)
SenadoR:
 
 
 
João Paulo
Fernando B Coelho
Raimundo Pimentel/
Lula Sampaio/
Dr. Aluízio
18.340 votos
(53,64%)
 
Alexandre Arraes/
Bringel
 
15.787 votos
(46,17%)
 
 
OBS: O vereador Evilásio Mateus , líder da base de Raimundo Pimentel apoiou Fernando B Coelho para senador, se não fosse isso era menos votos ainda pra eles.
 
Até os números acima, existia a dificuldade de analisar quem realmente teria força política dentro do cenário de Araripina, pois os candidatos ainda se misturavam, mas quando chega as candidaturas de federal e estadual, passamos ver quem é quem:
 
Federal:
 
Luciano Bivar
Dona Creusa
Jorge Corte Real
Betinho Gomes
Adalberto Cavalcanti
Raimundo Pimentel
5.677 votos (14,44%)
 
 
 
 
Alexandre Arraes
 
3.960 votos (10,07%)
 
 
 
Lula Sampaio
 
 
3.195 votos (5,52%)
 
 
Bringel
 
 
 
2.710 votos (6,89%)
 
Dr. Aluízio
 
 
 
 
2.170 votos (5,52%)
OBS: O vereador Evilásio Mateus , líder da base de Raimundo Pimentel apoiou Fernando Filho para deputado federal, (1.505) votos Evilásio deu para Fernando Filho.
 
ESTADUAL:
 
Socorro Pimentel
Roberta Arraes
Romário Dias
Sílvio Costa Filho
Raimundo Pimentel
16.249 votos (40,62%)
 
 
 
Alexandre Arraes/ Bringel
 
14.691 votos (36,73%)
 
 
Lula Sampaio
 
 
1.970 votos (4,93%)
 
Dr. Aluízio
 
 
 
1.593 votos (3,98%)
Com as análises dos números acima, é de fácil constatação que o maior derrotado nessa campanha eleitoral é o prefeito de Araripina Alexandre Arraes, que mesmo com todos os cargos comissionados do estado (GRE/IPA/ CIRETRAN...), os cargos da prefeitura, apoio de todos os ex-prefeitos da cidade, exceto Lula Sampaio, contava com 10 (dez) vereadores e com uma campanha milionária, o mesmo não conseguiu ganhar com nenhum de seus candidatos, nem com sua esposa Roberta Arraes, que também foi derrotada na eleição. Demonstra que é ruim de voto e incompetente, e que apenas conseguiu enganar a população com discurso de “nova política” uma única vez, e quando tinha seu parente Eduardo Campos ao seu lado, e agora que não tem mais?
Quanto a Bringel e Lula Sampaio, pelos números apresentados, ficam claros que seus ciclos terminaram, não possuem mais a população ao seu favor, seus candidatos tiveram votações inexpressivas na cidade, menores que de muitos vereadores, isso sem falar que ainda teve a ex-vereadora Maria Augusta, sua irmã e a atual vereadora Camila Modesto e toda família Pereira Lima pedindo votos para os mesmos candidatos de Lula Sampaio.
O Dr. Aluízio, médico, vindo do Piauí, não tem um cenário animador ao seu favor pois pelo tempo que vem atuando demonstra que hoje apenas teria condições de disputar uma eleição ao cargo de vereador do município, pois não se gabaritou para poder sentar na mesa com nenhum candidato, demonstrou-se ainda muito nanico.
 
O vencedor dessa queda de braço foi o deputado Raimundo Pimentel, que sem apoio de nenhum governo, sem nenhum cargo de prefeitura ou estado conseguiu eleger sua esposa Dra. Socorro Pimentel, deputada estadual do Araripe e com a maior votação do município, além de ter seus candidatos saídos da cidade sempre como majoritário. Inegável que a população de Araripina reconheceu em Raimundo Pimentel e na sua esposa, pessoas dignas e honestas para continuarem o trabalho que vem realizando.
Essas eleições de 2014 mostrou o novo quadro político de Araripina e Raimundo Pimentel se consolida como a maior liderança do Município de Araripina e do Araripe.
Em tempo, quero destacar os nossos 04 vereadores, esses sim, são melhores que os 10 que o prefeito tem lá.
Que venha 2016...
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL