MEUS FILHOS, MINHA VIDA!


Ao chegar à casa dos 60, tenho o privilégio de ainda olhar para frente e olhar para trás, e observar o caminho e a caminhada da vida! E, nela, reconhecer os passos firmes de meu pai e os passos dos meus filhos.

Contemplar enfim, a experiência de ser pai e ser filho.

Como diz Paulo na carta aos Efésios (Efésios 6) “filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isto é de justiça. Honra teu pai e tua mãe – este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa – a fim de que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra.”
 
Ao olhar o caminho já percorrido, percebo a importância de meu pai, todo o peso da responsabilidade sobre seus ombros na tarefa de educar os filhos naqueles tempos difíceis.
 
Por alguns instantes, recordo-me rodeando sua mesa de trabalho, entre seus pés marcados por longas jornadas.
 
Escutava sua respiração cansada, na tarefa diária de orar ao pé de minha cama a cada noite.
 
Das noites escuras de minha adolescência, sentado na sala, esperando por qualquer movimento de chave na porta.

Ao olhar o caminho a percorrer, na tarefa agora de pai, vejo que, como um sopro, a dinâmica da vida levou de mansinho o controle de minha vida das mãos de meu pai e trouxe o controle da vida de meus filhos para as minhas.
 
Que desafio! Talvez o maior deles!
 
Somente o amor vivido por um filho pode fazer dele um bom pai!
 
É pelo exemplo que se educa, pela caminhada, lado a lado, na estrada da vida.
 
Mesmo que um dia as pegadas se confundam, pois são estes os momentos em que somos carregados no colo ou que devemos carregá-los também.
 
De tudo a felicidade prometida e a vida longa sobre a terra hão de vir, como confirmação da promessa de honrar seus pais a cada dia, guardando o segredo da tradição cristã, permitindo que os filhos convivam com este exemplo na relação entre você e seus pais, na estrada da vida.
 
Enfim, este é o legado que herdei, o exemplo que vivenciei e que sou portador.
 
E, ao final, deixarei aos meus filhos, a grande herança e a certeza da felicidade e da vida longa sobre a terra: Honra teu pai e tua mãe!
 
Como podemos gerar vidas tão belas?
Embalar sonhos tão puros?
Ver o sorriso aberto de Júnior e Priscila?
Que passa nos planos de Deus?
Que amor é este que aperta o meu peito?
Que seres são estes que ensinam o que é saudade?
Que nos enchem de alegria e que nos fazem querer voltar sempre ?
Como posso viver sem eles dois?
Ver a beleza dos dois é presenciar a perfeição de Deus.
Que passa em meu coração?
Os dois não saem do meu pensamento.
Não afastam as lágrimas de meus olhos
Estão comigo a cada instante
Partem e chegam comigo sempre
Como posso amar assim?
Que força é esta que invade a mente?
Confunde os sentidos e refaz o cansaço?
A vocês, Júnior e Priscila, meu amor eterno,
Meus sonhos, desejos e sentidos,
A vocês a eternidade, a minha vida e o meu caminhar.
A vocês pertence a minha vida e tudo que tenho.
Hoje vocês estão longe de mim por motivos justos (trabalho)
Mas, estão e estarão sempre dentro de meu coração.
Dentro da minha alma, dentro do meu ser.
Amo vocês.
09/08/2015
Paulo Elias de Oliveira.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL