ALEPE - Comissão especial acompanhará epidemia de microcefalia no Estado




Por meio de requerimento da deputada Socorro Pimentel (PSL), o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, ontem (15), a criação da Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia em Pernambuco.
 
O propósito é observar a qualidade do serviço prestado às crianças diagnosticadas e suas famílias nas unidades de saúde do Estado, e recomendar melhorias no enfrentamento à epidemia.
 
O grupo será composto por dez parlamentares e contará com o suporte de técnicos da ALEPE.
 
Mais de 900 casos suspeitos de microcefalia já foram notificados em Pernambuco em 2015; número muito superior aos 12 casos do ano passado. O surto está relacionado ao zika vírus, uma das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, como a dengue e a chikungunya.
 
“Queremos ver in loco as ações de combate ao vetor. São os larvicidas, as vacinas que vão ser instituídas no Estado e como está a questão dos repelentes para grávidas. Se a gente não fizer esse combate de forma contundente, não vamos acabar com essas doenças”, adiantou Socorro Pimentel, que presidirá a comissão.
 
Ainda de acordo com a parlamentar, serão avaliados a agilidade no atendimento a mães e bebês, o tempo entre a requisição e a realização de exames, bem como o cumprimento do protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde para diagnóstico e reabilitação.
 
O colegiado deverá visitar hospitais de referência do Estado e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para levantar depoimentos de usuários e de profissionais da saúde.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL