Socorro Pimentel defende valorização de enfermeiros



 
O Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio, foi lembrado pela deputada Socorro Pimentel (PSL), na Reunião Plenária dessa segunda (16).
 
A parlamentar defendeu a valorização da categoria, que vem se articulando para mobilizar o Congresso Nacional a aprovar o Projeto de Lei n° 2295/2000, de autoria do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), cuja redação reduz para 30 horas semanais a jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O PL já passou por aprovação do Senado e aguarda ser colocado na pauta de votações da Câmara dos Deputados.
 
A deputada citou pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), estimando que a mudança na carga horária desses profissionais beneficiaria 546 mil trabalhadores da área, o que representa 81% dos enfermeiros brasileiros.
 
Ainda segundo o relatório, a limitação não traria grandes impactos financeiros, pois o aumento do gasto com encargos empregatícios representaria menos de 2% de incremento no custo atual com salários.
 
“O que a categoria pede não é privilégio, mas que se estabeleça um padrão adequado de trabalho. Hoje, muitos deles enfrentam turnos ininterruptos de serviço, convivência próxima com a dor do paciente, muita responsabilidade e pouca valorização”, explicou. Segundo Socorro Pimentel, essa realidade vem sendo responsável pelo aumento considerável da evasão profissional.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL