PARA OS BAJULADORES DE PLANTÃO !!!


"Cachorro Baba Ovo"

Eles chegam de mansinho e, às vezes, quase imperceptíveis. Quando não são habilidosos dão bandeira a toda hora e não esconde suas atitudes. Extremamente práticos, fazem um planejamento para atacar o objeto de suas bajulações. Mesmo os que possuem experiência no exercício do poder, deixam-se envolver por ratazanas da burocracia. Num mundo de tanta carência, fica mesmo difícil se livrar dos bajuladores. São sempre simpáticos e subservientes e ampliam, a todo o momento, a indústria da falsidade.

Às vezes, são fieis como “cachorros”. Porém não são fieis as pessoas, mas ao cargo que ela ocupa. Mordem e agridem quando em pleno exercício de sua principal arte: Bajular. Não pensam. Pensar é função de poucos. Se pensassem não bajulavam tanto. O pensador tem senso crítico, uma virtude desconhecida dos bajuladores. Mas há também pessoas consideradas cultas, e que são profissionais da bajulação. Claro que ninguém confia nessas sapiências, que diante do poder ficam tontas. Se chegarem a ler clássicos e modernos não aprenderam, porque a fraqueza de caráter atrofia a inteligência.
Mas há casos na literatura, de escritores notáveis que foram tremendos mau-caráter. Quando se coloca o poder e o ter a cima do talento, perde-se a dignidade e todas as virtudes inerentes ao ser. É preciso se segurar muito para não entrar na onda da bajulação, caminho mais fácil para se dar bem na vida, sem esforço. Mas não é sempre assim. Os bajuladores podem ser dar mal também, porque entram de cabeça, em qualquer investida de seus líderes símbolos sagrada tamanha é a incapacidade para dizer não. Muita gente já se ferrou porque seguiu as trilhas dos poderosos do momento. A distancia do adulador para o corrupto é apenas alguns passos. No fim da estrada, há um precipício para abrigar os dois.

O ponto de convergência dos bajuladores é, geralmente, o político ou o ocupante de cargo na administração pública. Mas, um simples chefe de terceira categoria é, muitas vezes, objeto de bajulação assim até o bajulador palavra que define o ser humano sem caráter.
Matéria de Zé Silva.
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL