Governador e deputados visitam parque eólico nas cidades de Simões e Marcolândia



Uma comitiva formada por mais de vinte deputados estaduais, cinco deputados federais, pelo governador Wellington Dias, pela vice-governadora Margarete Coelho, pelo senador Ciro Nogueira, secretários de Estado e vários prefeito e vereadores da região, visitou nesta sexta-feira (24) as obras de construção do Parque Eólico Chapada do Araripe, que fica localizado nos municípios de Simões, Marcolândia e Caldeirão Grande.
 
A visita ao Parque Eólico foi proposta pelo deputado Rubem Martins, através de requerimento aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí, com o propósito de se conhecer o projeto in loco e verificar a potencialidade no Estado no setor de produção de energia limpa.
 
 
A comitiva visitou a área onde estão sendo instaladas as torres eólicas, no município de Marcolândia, e seguiu para Simões, onde visitaram as obras de construção de uma das subestações de energia. A caravana pode conhecer mais em uma reunião realizada na Câmara Municipal.
 
 
Um painel apresentado por Clécio Antônio, diretor da empresa Casa dos Ventos, mostrou detalhes do projeto. Segundo ele, em 2014, quando tiveram início das obras na região, o Piauí produzia apenas 1,4% de energia eólica. Em 2017, quando está prevista a conclusão das obras, o Estado passará a produzir 10,4% de toda energia eólica do Brasil. Além das torres, duas subestações serão construídas, uma no município de Simões e outra na Serra do Inácio, no município de Curral Novo do Piauí, que será a maior do Brasil.
 
A previsão de entrega da primeira parte da obra está prevista para julho deste ano e colocará o estado do Piauí em situação de destaque no cenário nacional, já que se tornará o maior parque eólico do país. Já em 2017, a energia eólica produzida além de ser utilizada para o consumo interno, poderá ser comercializada para outros estados.
 
O prefeito de Simões, Doge Pereira (PROS), município onde grande parte das torres estão sendo construídas, comemora a chegada do desenvolvimento. “Simões era um município carente, situado numa das regiões mais secas do estado, mas com o início deste investimento, a situação melhorou muito com a geração de emprego através das empresas privadas. É uma nova realidade. Por exemplo, as pessoas que antes migravam para outros estados em busca de trabalho, hoje estão retornando para Simões para trabalhar”, disse.
 
O gestor destacou ainda, o aumento das receitas do município através dos impostos. “Os municípios vivem um momento de crise por conta das quedas dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que só é suficiente para pagar as folhas de pagamento. Em Simões a situação é diferente. Nós estamos conseguindo arcar com todas as nossas obrigações, os servidores estão todos com seus salários em dia. Podemos dizer que os ventos estão soprando a favor do município de Simões”, pontuou.
 
O deputado Rubem Martins (PSB), propositor da visita, enfatizou a importância de se conhecer a magnitude e a grandiosidade do projeto que está sendo executado nos municípios de Simões, Caldeirão Grande, Marcolândia e Curral Novo. “A maioria dos colegas deputados ainda não conheciam a grandiosidade desse projeto”, disse o deputado, que também destacou, dentre outras vantagens, a geração de emprego e renda. “Mais de 3 mil pessoas trabalham diretamente nas obras de implantação do parque eólico, e após a conclusão, ficarão 300 empregos fixos”, disse.
 
“Entendo que o nosso Estado vive um novo momento no setor da energia eólica. Aqui foram investidos mais de 7 bilhões de reais e queremos trabalhar o potencial eólico competitivo do nosso Estado”, frisou Wellington Dias. O governador destacou, ainda, o potencial de geração de emprego e renda. “Os que querem se tornar empreendedores devem estar atentos para as oportunidades que estão se abrindo, especialmente no setor de comércio e hotelaria, para evitar que pessoas de fora do Estado venham fazer isso aqui”, disse.
Logo após a reunião na Câmara de Vereadores, foi servido um almoço na residência de Edilberto Carvalho, vejam as fotos:
 



















































































 
 
Fonte: Cidades na Net.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL