Deputada Socorro Pimentel cobra apoio do Governo do Estado à Missa do Vaqueiro
Na Reunião Plenária dessa quarta-feira (02), em seu primeiro pronunciamento no novo prédio sede do legislativo pernambucano, a deputada Socorro Pimentel ocupou a tribuna em defesa da cultura sertaneja.
A parlamentar relatou a falta de compromisso do Governo do Estado com a realização da Missa do Vaqueiro, um dos mais importantes e tradicionais eventos culturais de Pernambuco, que foi realizada nesse último mês de julho, em sua 47ª edição, no município de Serrita, Sertão do estado.
Durante o discurso no plenário da Assembleia Legislativa, Socorro Pimentel destacou a importância do evento para o povo nordestino.
“A Missa do Vaqueiro não se trata de mais um evento festivo. Ela foi instituída como um protesto para dar voz a um povo que viveu exposto a todo tipo de adversidade: a seca, a fome, a violência, as injustiças, usando como mote um crime nunca desvendado: a morte do vaqueiro Raimundo Jacó. Da mesma forma que foi idealizada pelo padre João Câncio; pelo sanfoneiro Luís Gonzaga e pelo poeta João Bandeira, a Missa do Vaqueiro é um grito do Sertão contra as distâncias e em favor da vida, sendo patrimônio imaterial do estado de Pernambuco”, disse.
A deputada ressaltou que a falta de compromisso do Governo do estado com a celebração, afetou diretamente a estrutura montada para realização da festa e também limitou a programação por falta de pagamento.
“No início do ano, estive pessoalmente com Helena Câncio, presidente da Fundação Padre João Câncio, que mantém seu compromisso com a realização do evento, visitando a EMPETUR, onde fomos recebidas pelo vice-presidente Gino Albanez.
Estivemos também com o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto, fazendo um apelo para que o governo honrasse a responsabilidade de manter viva a Missa do Vaqueiro.
Ainda assim só foi possível confirmar as atrações e o apoio do governo às vésperas da festa. O patrocínio do governo, que seria repassado pela EMPETUR, ficou no valor médio de 500 mil reais para todas as despesas, mas até o momento nenhum real foi pago”, afirmou.
Socorro Pimentel pediu ainda que o governador tenha mais respeito e compromisso coma história do povo sertanejo.
“Passados quase meio século da primeira celebração a Missa do Vaqueiro ganhou corpo, cresceu, capitalizou conceito em todas as regiões de Pernambuco; ultrapassou fronteiras e ganhou forças. Uma verdadeira multidão visitou Serrita entre os dias 20 e 23 de julho. Como pernambucana e sertaneja, me orgulho de participar e apoiar o evento. E, mais uma vez, faço um apelo ao governador Paulo Câmara, valorize a nossa cultura e honre o compromisso de manter viva a história do homem do Sertão”, finalizou.
Matéria de Dianely Sales.
Blog Araripina Fatos em Fotos.
Comentários
Postar um comentário