Hora do Colinho

 


Proposta de Socorro Pimentel prevê acolhimento para recém-nascidos desassistidos

Com o título de ”Hora do Colinho”, projeto de lei propõe colo terapêutico para recém-nascidos

A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei que prevê acolhimento humanizado para recém-nascidos desassistidos de pais ou responsáveis no estado. A iniciativa, denominada “Hora do Colinho”, propõe a prática do colo terapêutico oferecido por equipe multiprofissional aos recém-nascidos internados em unidades de saúde da rede pública estadual.

“O colo terapêutico é uma iniciativa humana, de acolhimento, que traz diversos benefícios à saúde do bebê. Garante maior tempo de sono tranquilo, ganho de peso, melhor absorção da dieta e muito mais. Outro ponto importante é assegurar aos recém-nascidos o acalento que não podem receber dos próprios pais naquele momento”, defendeu Socorro Pimentel.

De acordo com o texto da proposição, os estabelecimentos que adotarem a “Hora do Colinho” poderão firmar convênios público-privados de capacitação, treinamento e cooperação técnica pertinentes. “Já temos exemplos próximos, como é o caso de João Pessoa, na Paraíba, que tem obtido êxito com a prática. É uma medida simples, mas que irá fazer diferença no desenvolvimento dessas crianças”, disse a deputada.

Comissão Especial - Nesta semana, uma Comissão Especial de Promoção e Atenção à Assistência Materno Infantil foi instalada na Alepe. O colegiado vai ser presidido pela deputada Socorro Pimentel, autora da proposta que cria a comissão. Segundo a parlamentar, o objetivo é mapear a situação da rede pública de saúde voltada para mulheres e crianças, identificar os problemas e propor soluções para melhorar o atendimento às gestantes e aos recém-nascidos, principalmente nos casos de alto risco.

Blog Araripina Fatos em Fotos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL