Socorro Pimentel registra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo




O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, foi tema do pronunciamento da deputada Socorro Pimentel (PSL), na Reunião Plenária dessa quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa.
 
A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, como forma de pedir mais atenção ao transtorno do espectro autista. Na tribuna, a parlamentar alegou que é preciso desfazer o mito sobre o problema, que, atualmente, afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
Mais comum em crianças, a ocorrência do transtorno, segundo Socorro, é maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil, estima-se que haja dois milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. “O autismo é mais comum do que se pensa e, por isso, chega a ser uma questão de saúde pública. Devemos reconhecer a necessidade de atenção especial”, disse.
 
De acordo com a deputada, a Lei Federal nº 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, já garante assistência especial àqueles que sofrem do problema, “mas, apesar disso, ainda é necessário alertar as autoridades”. “É preciso chamar a atenção dos governantes sobre a importância de se criar mais políticas públicas para cuidar dessas pessoas”, salientou Socorro.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA OFICIAL

Escuta Pública

Hora do Colinho