Socorro Pimentel reforça a importância da vacina contra a febre amarela em Pernambuco

 
A deputada Socorro Pimentel foi à tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de hoje, 20, para reforçar a importância da  indicação de número 5843/2017, de sua autoria, que pede a ampliação do fornecimento de vacinas contra febre amarela em Pernambuco.
 
"Essa doença que existe no Brasil, mais especificamente com surtos em Olinda, Recife e interior de Pernambuco, desde 1685, tem um alto índice de mortalidade.
 
Uma doença febril aguda, com sintomas como calafrios, fortes dores no corpo, náusea, vômito, pele e olhos amarelados, podendo causar a instalação de insuficiência hepática e  renal, podendo ocorrer acometimento neurológico grave, podendo chegar ao coma, que voltou a assolar em nosso país.
 
Em janeiro de 2017, um surto da doença teve início no estado de Minas Gerais e 79 mortes foram confirmadas ligadas ao vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypt.
 
Ao todo, 1.170 casos no Brasil já foram notificados este ano.
 
É fato público e notório a epidemia de dengue, zika e chicungunya
que vem ocorrendo em Pernambuco, tendo como transmissor o mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypt.
 
Nesse caso, podemos concluir a vulnerabilidade do povo pernambucano.
 
Sobretudo da população em condições menos favoráveis, que fica mais suscetível a esse tipo de doença, como consequência de uma negligência secular por parte do poder público.
 
Diante de tais fatos, é urgente a necessidade de ampliação da vacinação em Pernambuco contra febre amarela, para que de forma profilática, possamos evitar uma nova epidemia em nosso estado.
 
O governador Paulo Câmara e o secretário de Saúde, Iran Costa, devem se antecipar ao aparecimento dos primeiros casos no estado e agir, solicitando ao Ministério da Saúde a ampliação da vacinação em Pernambuco, especialmente nesse período carnavalesco em que o fluxo de turistas aumentam bastante e com isso, o risco de um surto da doença cresce.
 
Não podemos permitir que um simples mosquito cause danos tão graves a saúde pública. Chega de agir para resolver o problema instalado. Vamos agir com prevenção. Vacinas para todos já!"
Disse a deputada.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL