Depoimento da Deputada Socorro Pimentel


"Estive recentemente no município de Ouricuri visitando o Hospital Regional Fernando Bezerra.
 
A unidade, que é gerida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, uma das Organizações Sociais que administram várias outras unidades hospitalares, além das UPAs do nosso estado, é o único hospital da região com Unidade de Terapia Intensiva, que conta com dez leitos, número insuficiente para a demanda atual do Sertão do Araripe.
 
Fiz questão de visitar a unidade pessoalmente, onde pude constatar os problemas existentes nos mais variados setores.
 
E por entender que a estrutura física está muito aquém da demanda excessiva de pacientes, solicitei em várias oportunidades a ampliação e reforma do hospital.
 
A Sala Vermelha, que recebe pacientes em estado grave, por exemplo, não conta com uma equipe exclusiva, composta por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, para garantir atendimento de melhor qualidade.
 
A Sala de Recuperação Pós- Anestésica conta com um único leito, mesmo tendo espaço para quatro, onde são realizadas oito cirurgias diárias, podendo chegar a doze, também não dispõe de equipe exclusiva.
 
A Sala Laranja e a Sala de Observação sofrem com a superlotação, além da precariedade na estrutura e com a falta de profissionais.
 
Existe uma sala, denominada de "Virtual”, onde inúmeros pacientes, com os mais variados diagnóstico, amontoam-se num pequeno espaço onde não existe ventilação, nem possibilidade de circulação de ar, o que torna o ambiente quente e abafado. O que contribui para a disseminação de infecção hospitalar.
 
Neste espaço, que comporta todas essas salas, existe apenas um único banheiro ao final do corredor para todos os pacientes.

Outra questão não menos importante é a forma de contratação dos médicos e demais profissionais que não são registrados pelo regime CLT nos hospitais administrados pelas Organizações Sociais (OSs).
 
Após a visita, estive com o diretor interino do Hospital Regional Fernando Bezerra, Dr. Paulo Campelo Júnior, estive no Sindicato dos Médicos de Pernambuco, onde fui recebida pelo presidente, dr. Tadeu Calheiros, pela vice-presidente Dra. Claudia Beatriz, além de membros do conselho, e também me reuni com o superintendente executivo da Santa Casa de Misericórdia, Fernando Costa.

Repassei para os responsáveis diretos as demandas, através de um ofício, em caráter de urgência e fiscalizarei pessoalmente para que a saúde seja uma prioridade no Sertão do nosso estado."
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL