Deputada Socorro Pimentel cobra investimentos na área de saúde mental


Na manhã de hoje (08), a deputada estadual Socorro Pimentel se reuniu com o vice-presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Leonardo Machado, para tratar das políticas públicas de saúde mental no estado e a reforma na assistência psiquiátrica em curso no Brasil.
 
Na oportunidade, foram abordados temas como a falta de apoio psiquiátrico às crianças e adolescentes em Pernambuco, bem como a assistência aos dependentes de álcool e drogas.
 
Em tempo, foi sugerida a realização de uma audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa para dar encaminhamentos para a reabertura de leitos psiquiátricos no estado, por exemplo, bem como a efetiva implementação da rede de apoio psicossocial.
 
À tarde, durante a Reunião Plenária na ALEPE, a parlamentar foi à tribuna para reforçar a iniciativa.
 
“Nos últimos 11 anos, Pernambuco reduziu em 64% a oferta de leitos psiquiátricos para internação em sua rede de saúde. entre 2005 e 2016, foram fechadas 2.102 vagas para pacientes psiquiátricos. Fomos o terceiro estado do Brasil que mais fechou esse tipo de leitos. O povo pernambucano conta com apenas 125 centros de apoio psicossocial. Essa quantidade não é suficiente para suprir as demandas de nossa população”, disse a deputada.
 
Socorro Pimentel ainda ressaltou a necessidade de um maior envolvimento do poder público na discussão da causa.
 
“As políticas públicas de saúde mental e a reforma psiquiátrica em curso no Brasil são temas bastante sensíveis, extremamente importantes, que devem ser debatidos pelos gestores públicos, associações de classe e pela sociedade em geral, mas muitas vezes são relegados ao esquecimento”, finalizou.
 
Blog Araripina Fatos em Fotos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA OFICIAL

Escuta Pública

Hora do Colinho