Helicóptero é apreendido no aeroporto de Recife



Um helicóptero, com valor estimado de R$ 2 milhões, foi apreendido pela Polícia Federal, na tarde do último domingo (15), no Aeroporto Internacional dos Guararapes. A apreensão se deu no momento em que o piloto e o proprietário da aeronave, que tinham partido da Paraíba com destino à Maceió, no estado de Alagoas, pararam para reabastecer e ao apresentar o plano de voo para seguir viagem, foram impedidos de retornar.
Havia um alerta de apreensão do helicóptero motivado por uma operação desenvolvida pela Polícia Federal em Alagoas, intitulada “Abdalômio”, deflagrada no último dia 15 de agosto. Com o apoio da Receita Federal, a operação visava desarticular um esquema de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e falsidade ideológica, existente naquele estado, e que era liderado por um empresário.
Na época foram cumpridos quatro mandados de prisão, 24 de busca e apreensão e oito de condução coercitiva por 70 policiais federais e outros 25 servidores da Receita Federal. Com as investigações se descobriu que o suspeito se utilizava de práticas criminosas, tais como a falsificação de documentos, criação de empresas de faixada e a ocultação de bens, mediante a utilização de terceiras pessoas, ou “laranjas”. A quadrilha também usava de ‘fraude de execução’, um artifício usado para não pagar credores.
As investigações descobriram sonegação de impostos em empresas de diversos ramos, como o de concessionárias de veículos e de vestuário. Mais de 20 empresas participavam do esquema que envolvia 'laranjas' e membros de uma mesma família. Eles tinham helicóptero, carros de luxo, avião e até fazendas adquiridas a partir desse enriquecimento ilícito.
A influência da riqueza do empresário acusado de participar do esquema que teria movimentado cerca de R$ 300 milhões, era tão grande que chegava a emprestar seu helicóptero para políticos e desembargadores do estado. Nas últimas eleições, também apoiou a candidatura de alguns políticos em Anadia, município onde seus pais nasceram. A aeronave permanecerá no Hangar da Secretaria de Defesa Social (SDS), até seu transporte durante a semana para o Aeroporto de Maceió.

Fonte: FP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

Escuta Pública