Prefeitos expõem reivindicações em reunião na Amupe
Os senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) já se encontram na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde participam de reunião com 54 prefeitos do estado, encontro que conta ainda com a participação dos deputados federais Severino Ninho (PSB), Jorge Corte Real (PTB), Augusto Coutinho (Solidariedade), Pastor Eurico (PSB), Mendonça Filho (DEM), Fernando Ferro (PT), Bruno Araújo (PSDB), Sílvio Costa (PTB), Raul Henry e Pastor Villalba (PRB).
Armando Monteiro foi o primeiro a fazer uso da palavra. O senador iniciou o discurso se declarando “absolutamente solidário à pauta apresentada pelos prefeitos”. Entre os principais pontos a serem discutidos, a Proposta de Emenda Constitucional que prevê o aumento do Fundo de Participação dos Municípios em 2%, o fim das desonerações de IPI e IR que impactam no FPM, encontro de contas da previdência, os royalties (nivelar os recursos da vinculação de educação e saúde), aumento do PNAE, transporte escolar, reajuste do piso do magistério, piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias.
Nesse momento, Eduardo Stranz, consultor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), faz uma apresentação técnica e detalhada dos pontos da pauta. Um dos pontos polêmicos levantados por alguns prefeitos é que há 20 anos a Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu o teto de R$ 8 mil, sem qualquer tipo de reajuste ao longo de todos esses anos.
Fonte: Blog do Magno
Comentários
Postar um comentário